sexta-feira, 9 de agosto de 2013

BLINDAGEM NOS PNEUS DA PÁ CARREGADEIRA GIGANTE

 
Na mina são utilizados, normalmente, grande quantidade de equipamentos robustos e de alto custo de investimento, tais como caminhões fora de estrada, escavadeiras e pás carregadeiras. Diversos fatores podem contribuir com sua utilização, como as condições meteorológicas e os pontos de deposição.
 
BLINDAGENS PARA TRAÇÃO E PROTEÇÃO
Blindagem para pneus é uma malha densa e flexível de aço constituída por elementos forjados e anéis soldados de união, produzido com aço de alta liga para uma longa vida útil.
Tem como função, proteger as partes vulneráveis dos pneus, bem como oferecer tração em áreas com muita lama e piso de alta severidade, otimizando o desempenho dos pneus e proporcionando maior segurança nas operações onde a tração e pegada dos pneus é fundamental, para a operacionalidade nas minas mesmo nas condições mais adversas, resultando em maior produtividade.
 
SOLUÇÃO
A utilização de blindagem em equipamento fora de estrada tem sua eficácia comprovada em veículos que rodam na neve, lama e piso de alta agressão aos pneus. 
 
OBJETIVOS
 Operar caminhões e pá carregadeira em acessos e praças da mina no período chuvoso com aumento da disponibilidade;
 Diminuir o consumo de pneus e evitar incidentes.
 
RESULTADO
O resultado tem sido muito satisfatório com um incremento de produção, produtividade e utilização da frota de equipamentos fora de estrada com blindagem. Outros benefícios levantados no uso das blindagens são:
 Aumento da vida útil dos pneus traseiros devido à redução de perdas, como incidência de cortes e danos na banda de rodagem e lateral do pneu;
 Maior segurança, devido à redução do risco do caminhão perder a tração e o controle, principalmente em declives.
 
 

Manter o custo dos pneus sob controle pode ser um grande desafio, mas isto pode ser conseguido se todas as pessoas envolvidas com pneus trabalharem como uma equipe.

 
Consultor técnico
Renan Castro,
Prolongando a vida útil dos pneus de sua frota
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário